
Um dos aspectos mais importantes da criação de anúncios para a Web é escolher a ferramenta certa para realizar o trabalho. Isso pode ser particularmente difícil se você não tiver experiência em web design, pois muitos dos softwares disponíveis têm uma curva de aprendizado acentuada.
É aí que entram ferramentas como o Google Web Designer. Esse aplicativo amigável para iniciantes permite criar anúncios interativos e visualizá-los em diferentes navegadores. Neste artigo, apresentaremos o software e como ele funciona. Vamos então dar uma olhada em primeira mão e compartilhar nossos pensamentos sobre isso com você.
Vamos lá!
Uma introdução ao Google Web Designer
O Google Web Designer é um aplicativo independente criado para ajudar você a criar melhores anúncios on-line. À primeira vista, parece um simples aplicativo de edição de gráficos, mas você logo percebe que a maioria de seus recursos é voltada para anúncios.
Com o Google Web Designer, você pode criar anúncios a partir do zero ou usar uma ampla coleção de modelos. Esses modelos são voltados principalmente para a plataforma do Google AdWords , mas você pode usá-los praticamente em qualquer lugar.
Além de modelos, o aplicativo também apresenta ferramentas para ajudar a visualizar anúncios no Chrome, Firefox e Safari. Ele também gera códigos para cada anúncio que você pode editar ou exportar, além de publicar seus anúncios no Google Drive ou no DoubleClick Studio .
Talvez o principal ponto de venda do Google Web Designer seja o fato de ser gratuito. Essa é uma ação particularmente ousada quando muitas outras ferramentas de edição de gráficos estão migrando para modelos de assinatura. Embora o Google Web Designer não substitua um programa como o Photoshop, é uma ótima opção se você gosta de publicidade on-line e não tem orçamento para gastar em um pacote premium de aplicativos.
Características principais:
- Crie anúncios HTML5 interativos para uso em qualquer plataforma.
- Use modelos para dar o kickstart em seus designs de anúncios, incluindo várias opções otimizadas para o Google AdWords.
- Visualize seus anúncios no Chrome, Firefox e Safari.
- Exporte o código para qualquer anúncio que você criar.
- Publique seus projetos no Google Drive ou no DoubleClick Studio com apenas alguns cliques.
Preço: Grátis | Mais Informações
Uma rápida olhada no Google Web Designer em ação
Começar a usar o Google Web Designer é bem simples. Você não precisa criar uma conta dedicada para isso, como faz com outras ferramentas do Google, como o Google AdWords. Tudo o que você precisa fazer é visitar a página inicial da ferramenta e baixá-la:
O Google Web Designer é compatível com todos os principais sistemas operacionais (SO). Além disso, pela nossa experiência, não é um recurso hog, que muitos outros aplicativos de edição de gráficos podem ser.
O download inicial é muito leve e, assim que você iniciar o instalador, ele extrairá mais alguns dados. No geral, o aplicativo leva apenas alguns minutos para instalar, mesmo em uma conexão de internet modesta.
Depois de inicializar pela primeira vez, você pode ver que ele possui uma interface escura, muito parecida com o conjunto de produtos da Adobe. O seletor de ferramentas à esquerda também inclui vários elementos com os quais você provavelmente está familiarizado. Isso inclui ferramentas para adicionar texto, arrastar elementos, preencher espaços com cores e mais:
Quando você olha mais de perto, percebe que não há muitas ferramentas de design para brincar. Apesar de seu nome, o Google Web Designer apresenta uma seleção muito restrita de opções de design. No entanto, ele se destaca quando se trata de recursos relacionados a anúncios. Por exemplo, quando você inicia um novo projeto, pode escolher entre vários modelos de anúncios para usar para economizar seu tempo:
Muitas dessas opções foram criadas com o AdWords em mente, o que faz sentido, já que o Google gosta de manter tudo na família. No entanto, você também pode usar o Google Web Designer para criar banners simples, intersticiais e até mesmo mesas de luz.
Para nossos testes, decidimos escolher o banner para o modelo do AdWords e da AdMob . Isso fornece vários layouts para escolher:
É aqui que as coisas começam a ficar interessantes. Além das opções básicas que você esperaria ver, como seletores de camadas e cores, há também uma seção ” Validador de anúncios “. O Google Web Designer usa isso para informar você se detectar erros nos seus anúncios. Isso inclui recursos que não estão carregando e URLs inválidos:
A ferramenta até comprime seus anúncios para evitar tempos de carregamento lentos. O processo de edição de anúncios é bastante simples, pois você tem uma seleção limitada de ferramentas a serem usadas. Você pode adicionar a cópia desejada a qualquer seção do seu anúncio clicando duas vezes nas caixas de texto existentes ou adicionando novas:
Você também pode trocar espaços reservados de imagem por arquivos do seu computador:
Se você deseja criar um anúncio estático simples, ele não deve demorar muito e o processo é muito intuitivo. No entanto, se você quiser adicionar recursos interativos, as coisas ficam um pouco mais interessantes. Você pode clicar com o botão direito do mouse em qualquer um dos elementos do seu anúncio a qualquer momento e adicionar o que o Google Web Designer chama de “ eventos”:
Você pode optar por acionar eventos usando um mouse ou por toque, dependendo do tipo de anúncio em que você está trabalhando:
Cada opção contém seu próprio conjunto de acionadores:
Também inclui ações resultantes para escolher:
Com isso, você pode adicionar CSS personalizado aos seus anúncios, acionar uma série de eventos específicos do Google AdWords ou até criar eventos personalizados. Em nossa opinião, é nesse ponto que reside a verdadeira força do Google Web Designer, e vale a pena explorar sua documentação se você estiver interessado em anúncios interativos.
Depois de ter um anúncio pronto, você pode usar a ferramenta de visualização do Google Web Designer para verificar como ele fica em qualquer navegador que você escolher, desde que ele esteja instalado em seu computador:
Durante nossos testes, encontramos alguns bugs na visualização de anúncios com o Google Chrome, mas eles pareciam muito bem em outros navegadores, portanto, sua milhagem pode variar. Finalmente, vale a pena notar que você pode alternar entre uma visualização de design e uma visualização de código à vontade
Se você tem experiência como desenvolvedor, vai gostar de poder editar o código na hora. Em nossa experiência, o aplicativo gera um código limpo, o que é uma vantagem definitiva.
Você deve pensar em usar o Google Web Designer?
Se você deseja criar anúncios on-line, experimente o Google Web Designer. Você pode fazer muito usando as plataformas de recursos de criação de anúncios , como o Google AdWords, para você. No entanto, essas opções geralmente empalidecem em comparação com as ferramentas que você obtém com um aplicativo profissional .
Embora o nome indique que o Google Web Designer oferece uma solução completa de design da Web, seus cenários de caso de uso são bastante restritos. Recomendamos, em particular, se você é fã do Google AdWords. No entanto, também é uma ótima opção para banners simples e intersticiais.
Se você já se sente à vontade ao usar outra ferramenta de design para criar anúncios, a mudança para o Google Web Designer pode não valer a pena. No entanto, ele oferece uma vantagem se você quiser criar anúncios interativos, o que é algo que muitos outros aplicativos fazem. Aqueles que preenchem esse critério não são tão fáceis de usar na maioria dos casos, o que é outra vantagem para este produto do Google. Apenas tenha em mente que esta ferramenta ainda está em versão beta, então você pode encontrar alguns bugs ao longo do caminho!
Conclusão
Criar anúncios para a Web pode ser uma dor de cabeça, principalmente se você não tiver experiência em design. Ferramentas como o Google Web Designer tornam o processo mais simples para pessoas que não podem contratar um profissional e não se importam em fazer o trabalho sozinho.
O Google Web Designer é bastante fácil de aprender, em nossa experiência. Um background em design ajuda muito. No entanto, mesmo se você for novo na criação de anúncios, poderá criar alguns projetos bastante decentes usando sua coleção de modelos. Além disso, ajuda a gerar códigos para seus anúncios, caso você queira modificá-los.
Você tem alguma dúvida sobre como usar o Google Web Designer para ajudar você a criar melhores anúncios on-line? Vamos falar sobre eles na seção de comentários abaixo!
Imagem de miniatura de artigo por Bloomicon / shutterstock.com
O que pensa sobre este post!
ThemeLooks 11 de abril de 2018 at 06:11
Hello Teste